quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

- QUARTA FEIRA - FALANDO SOBRE PASSAROS - ESTRESSE EM PÁSSAROS

Hoje vamos falar de um assunto muito importante... ESTRESSE EM AVES :




AQUI NA LOJA, É COMUM OS CLIENTES PERGUNTAREM SOBRE COMO TRATAR E AMENIZAR OS EFEITOS DO ESTRESSE NA AVES ... VAMOS FALAR SOBRE ISSO:

" Tudo fica mais fácil quando se tem um bom conhecimento sobre a espécie com a qual estamos lidando ".

O problema de estresse é muito comum em aves. Por este motivo, pretendo compartilhar o conhecimento adquirido através de minha experiência para ajudar voces a minimizar e até mesmo sanar este problema, apresentando algumas causas e situações de desenvolvimento.
Em primeiro lugar, tudo fica mais fácil quando se tem um bom conhecimento sobre a espécie com a qual estamos lidando. Uma situação de estresse pode ser desencadeada de formas diferentes em cada espécie e alguns dos sintomas são: emagrecimento, comportamento apático, ovos gorados e ninhos abandonados. Esses sintomas quando não identificados e tratados a tempo podem causar até a morte do animal. Uma das possíveis causas do estresse é a mudança brusca de temperatura. Assim, aves criadas em locais frios são mais propensas a este problema, pois sempre que há oscilação de temperatura elas podem ficar apáticas, não se alimentam direito e sua imunidade baixa. Em alguns casos a morte é inevitável.... A solução para este problema é relativamente fácil. Em muitos casos, um aquecedor para dias frios e um exaustor para os dias de calor excessivo já são suficientes.

Alimentação equilibrada...
Outro fator importante é a alimentação. Quando malnutridas, as aves ficam mais vulneráveis. Lembre-se: uma ave obesa não é sinal de que está bem nutrida, mas sim que tem um excesso de gordura em sua alimentação. Os sinais de uma boa nutrição são aves ativas, com olhos vivos e uma plumagem brilhante e sedosa. Quando falamos em alimentação ideal, não nos referimos à qualidade ou variedade de comida, mas de qualidade: sementes limpas e livres de poeira, verduras frescas e bem lavadas, farinhadas que as aves aproveitem bem, complexos vitamínicos de boa qualidade, água fresca e limpa sempre. De fato, isto é uma preocupação secundária para a maioria dos criadores de pássaros, ficando atrás da preocupação com os gastos mas é preciso que elas estejam bem nutridas para resultado satisfatórios.



Transporte...



Ao transportar pássaros estejam sempre atentos a detalhes, coloque um pedaço de milho verde para psitacideos, como periquitos, calopsitas, agapórnis etc... Para canários e outros pássaros pequenos coloque um pedaço de maçã, mesmo que se alimentem pouco eles ficam mais a vontade.
 


Alojamentos e gaiolas...

Mudar o pássaro de local também pode ser um problema, verifique a luz do sol, calor, vizinhança... Se for juntar uma ave com outra, faça isso de maneira gradual e observe se os hábitos alimentares e o temperamento da nova ave antes de deixa-lo sozinho com outro

"Quando a ave chega de fora é muito comum no primeiro dia ela ficar um pouco apática e não se alimentar."




ps - fotos com amarcação do Blog, são de animais da loja, fotos sem marcação são da intenet, o crédito sera dado ao site...










Um comentário:

Ju disse...

Olá,
Vi seu blog no da Eliane e já estou acompanhando, pois AMO animais. Tenho 7 cães, dos quais 6 eu e meu marido recolhemos das ruas. São lindos!! Aqui em casa só tem seis, porque uma está com a minha sogra, na Bahia.
Passarei sempre por aqui!!
Abç
Ju